segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Novo Direito Eleitoral


Nas palavras de Adriano Soares da Costa
"O Direito Eleitoral brasileiro vive um momento de transição e encruzilhada: ou continua a ser essencialmente o repositório de ementas de decisões judiciais ou assume a sua responsabilidade epistemológica de construir a Ciência do Direito Eleitoral".
Na busca da construção da ciência e da interdisciplinariedade, é de se destacar a formação, ainda em andamento, da IBDPub - Instituição Brasileira de Direito Público e da ABRADEP - Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.

IBDPub inicia "uma articulação fraterna inicialmente com eleitoralistas. A vocação do Instituto é a pluralidade de ideias, o estabelecimento de uma rede de relações voltadas para o desenvolvimento do Direito, a busca constante do crescimento coletivo, bem como o espaço ideal para que novos valores surjam".
A ABRADEP destaca o "propósito de contribuir para o aperfeiçoamento do pensamento eleitoral brasileiro e da consolidação do Estado Democrático de Direito no País".
Em princípio, ambos estão abertos a adesões e colaboração de interessados e estudiosos de todo o país. 
A formação de redes de estudiosos do Direito Eleitoral é a resposta à necessidade de desenvolvimento da ciência e da interdisciplinariedade. Que essas iniciativas frutifiquem!

Atualização: a IBDPub divulgou formulário para realização de inscrição, juntamente com o convite:

"Venham fazer parte desse conjunto de pensadores e profissionais que amam, estudam e se dedicam ao direito público. Para se associar, basta responder o formulário abaixo, fazendo a rolagem da página. Depois de fornecer os dados pessoais e responder as questões obrigatórias, basta clicar em ENVIAR e você já será membro associado do Instituto, sem pagar taxa de inscrição ou mensalidades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário